Em São Paulo: jornal “O DIA”
.
P O L Í T I C A
.
Muito legal o reencontro, ontem, com as jornalistas Rosângela Sanches [Diário Oficial do Judiciário – 10 anos via meio eletrônico] e Cecília Abbati [comunicação e imprensa] e todos os membros das suas equipes. que tocam com muita competência uma área estratégica no maior e mais importante Tribunal de Justiça do Brasil [Estado São Paulo] e da América Latina …
.
N A
.
… Legal também reencontrar o presidente que entrega um ‘milagre’ por ter dirigido um órgão que vem tendo seu orçamento muito diminuído, mantendo a missão, a visão e os valores que podem e devem comandar um Poder Judiciário cada vez mais atacado [enquanto instituição], inclusive por órgãos de imprensa que foram perdendo suas missões, visões e valores …
.
M A G I S T R A T U R A
.
… Voltando ao enfoque político, são estes os desembargadores [dentre os 360 com crescimento do número de mulheres] eleitos aos cargos do que será o Conselho Superior da Magistratura [2018 – 2019]: desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças pra presidência; desembargador Artur Marques da Silva Filho pro cargo de vice-presidência e pra Corregedoria Geral …
.
D O
.
… da Justiça, o desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco. Desembargador Gastão Toledo de Campos Mello Filho foi eleito pra presidir a Seção de Direito Privado; desembargador Getúlio Evaristo dos Santos Neto pra presidir a Seção de Direito Público e desembargador Fernando Antonio Torres Garcia pra presidir a Seção de Direito Criminal. Em tempo: também vai …
.
E S T A D O
.
… compor o Conselho Superior da Magistratura [Estado de São Paulo] o decano do TJ-SP, desembargador José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino. Quanto a Escola Paulista da Magistratura {EPM], a chapa foi única, com a eleição [aclamação] do desembargador Francisco Eduardo Loureiro, que terá como vice-diretor o desembargador Luis Francisco Aguilar Cortez. Apesar da tensão …
D E
.
… natural de uma eleição tão disputada como foi a de ontem, inclusive com 2º turno pra presidência, vice e corregedoria, foi uma ‘aula’ pra quem precisa fazer política [no maior e melhor sentido do termo] o tempo todo, até pra seguir resolvendo conflitos da sociedade no âmbito da sua competência e pra preservação dos Direitos por meio do julgamento de processos ou …
.
S Ã O
.
… métodos adequados; ser reconhecido nacionalmente como um Tribunal moderno, célere e tecnicamente diferenciado, tornando-se instrumento efetivo de Justiça, equidade e paz social, além da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência que se não forem perseguidas passam a ser meras palavras inscritas nas Constituições da República [1988] e do …
.
P A U L O
.
… Estado de São Paulo [1989]. Meus sinceros desejos que a instituição centenária siga sendo o teto da Justiça em São Paulo, não porque seus desembargadores são olimpianos ou imortais, mas porque são homens e mulheres que vieram de uma sociedade ainda em formação [ninguém é Nação consolidada com menos de um milênio]. Sigam sendo exemplo pro Brasil.
.
H I S T Ó R I A S
.
Quem felicita pelos 25 anos de publicação diária desta coluna de política é o ex-vice prefeito de São Paulo, ex-dirigente nas associações paulista e brasileira de Magistrados e ex-deputado federal, o professor de Direito Régis de Oliveira. Lembrou do tempo em que esta coluna tinha versão mensal na revista JUSTIÇA & PODER. Meu muito obrigado ao hoje querido amigo.
.
E D I T O R
.
O jornalista CESAR NETO vem assinando esta coluna [diária] de política desde 1992. Ela foi se tornando referência na imprensa e uma via das liberdades possíveis. Na INTERNET [desde 1996] www.cesarneto.com foi uma das pioneiras. Ele está dirigente na Associação dos Cronistas de Política de São Paulo [Brasil].
.
C O R R E S P O N D Ê N C I A
cesar.neto@mais.com