.
I M P R E N S A
Em São Paulo, publicada no jornal O DIA.
EDITOR
Desde 1993, a coluna do jornalista Cesar Neto (dirigente nas Associações Paulista de Imprensa e Cronistas Políticos SP) é referência na política.
HISTÓRIAS
Hoje senador (PTB por Alagoas), o jornalista Fernando Collor passou na pele – em 1992 – talvez até mais que a presidente(a) Dilma (PT) …
DA
… tá passando em relação a ser processada por crimes de responsabilidade e até ‘impedida’ pelo Congresso. Eleito em 1989 (PRN hoje PTC – …
POLÍTICA
… em São Paulo de Ciro Moura). Como faz quase 23 anos, os mais jovens talvez nao consigam avaliar como a história brasileira foi sacudida …
BRASILEIRA
… pela 2ª vez em pouco tempo. Em 1989 a volta da eleição direta, na qual Collor venceu – 2º turno – Lula (PT). Passados 2 anos, 6 meses …
SOBRE
… e 17 dias nos quais Collor presidiu o Brasil, até renunciar pela via do ‘impedimento’, nunca antes utilizada pelo Congresso. Pra quem acha …
CASO
… que os números do ‘mensalão’ e agora do ‘petrolão’ são astronômicos, vale lembrar que foram 32 os indiciados por corrupção; 300 foram …
DO
… depor na Polícia Federal, denunciados pelos mais diversos roubos naquele governo, cujo vice – Itamar Franco (PMDB) – assumiu o cargo em …
‘IMPEDIMENTO’
… 2 de outubro de 1992, governando até o final de 1994. Foram 22 volumes de inquéritos, apontando pra 800 diferentes casos de falcatruas …
DO
… Dentre elas, uma rede de corrupções chefiadas por PC Farias (falecido), que movimentou mais de 1 bilhão de dólares (muito dinheiro pra …
ENTÃO
… aquela época). Os cálculos demonstram que estes valores, divididos pelos 647 dias úteis do governo Collor
resultaram num saque diário …
PRESIDENTE
… de quase 1 milhão e 600 mil dólares por dia. Em tempo: Collor teve cassados os direitos políticos por 8 anos. O hoje presidente do Senado, …
COLLOR
… Renan Calheiros (PMDB)foi líder do Collor na Câmara Federal. O irmão Pedro, fez a delação – não premiada – e assim como PC veio a falecer.
cesar.neto@mais.com